ITÁLIA - Roteiro da CVC e Europamundo - Tutta Italia con extensión -  08 a 21/09/2011

Viajamos pela CVC, com guias da Europamundo a partir de Roma - Itália. Inicialmente fomos guiados pela Diana e depois pelo Jose Manuel. Fomos viajando em três ônibus, onde a maioria era brasileira e uns 40% argentinos. Os guias eram o José Antônio, José Manuel e Diana. Todos muito simpáticos e atenciosos.Compramos Euro por R$2,40, na CAIXA, em espécie e por R$2, 50 na casa de câmbio no Pátio Brasil, em Brasília, no cartão Visa débito.Como há sempre visitas a igrejas, por isso, não deixe de levar algo para cobrir os ombros e não pode deixar os joelhos aparecendo. Caso estejam de fora, a dica é amarrar um lenço na cintura, como vimos várias turistas fazendo.

BRASÍLIA - LISBOA - 08/09/2011 - 5a feira - voo TAP BSB / LISBOA - 17h15 - 09/09/2011 - 6a feira - chegada à Lisboa às 7h (3h em BSB) - 9h45 de voo

ROMA

·  09/09/2011 - Lisboa / Roma - voo atrasou 2h - saímos 11h40 - 2h30 de voo - chegamos a Roma às 15h30 - hora local - 5h a mais em relação a Brasília e 1h a mais em relação a Lisboa. Ainda em Lisboa, avisamos o responsável pelo traslado do atraso do voo e nos esperaram no aeroporto de Roma e nos levou ao Hotel Holiday Inn Aurelia, confortável, apesar de o quarto ser pequeno, entretanto o café da manhã era bem simples, sem frutas.
·   ROMA - HOLIDAY INN ROME AURELIA **** Direccion : VIA AURELIA KM 8,400 - CP: 00163 - Telefono : (+390) 666411200
·  09/09/2011 - pedimos um taxi no Hotel e fomos a Trastevere - 19,00€ ida, 18,00€ volta - local muito agradável com bares, restaurantes e muitos turistas pelas vielas.
·  10/09/2011 - sábado - visita guiada por Roma - locais onde ficavam sua termas, Fontana de Trevi, ao Coliseo e ao Vaticano para conhecer a Basílica de São Pedro, Capela Sistina e os museus. Tudo muito belo e grandioso. Jantar em Trastevere e retorno ao Hotel às 21h. Andamos muuuuito a pé, assim meu calçado que no início do dia me parecia bastante confortável, me deixou um belo calo que me acompanhou boa parte da viagem. Assim, a partir do dia seguinte adotei meu tênis.

·  Tour passando pela colina Gianicolo, mirante sobre a Cidade Eterna, Coliseo, Arco de Constantino, Foro Romano, Plaza Venecia, Campidoglio, Circo Máximo, termas de Caracala, Basílica de Santa María Mayor e Juan de Letrán, Santa Cruz de Jerusalém, Plaza de Vittorio Emanuele, Plaza de la República com a fonte das Naiades, Porta de San Paolo, Pirâmide Celsia, avenida Lungotevere com a sinagoga judia de estilo babilônico. O tour teve fim na Praça de São Pedro do Vaticano.
·  11/09/2011 - domingo - dia livre - fomos com dois casais que conhecemos na excursão até o centro - tínhamos a dica de pegar o ônibus na parada próxima ao Hotel - ônibus 247 e 246 - passando pelo Vaticano, entretanto, a bilhetagem estava quebrada, assim retornamos ao Hotel e pegamos um transfer que nos levou ao centro por 5,00€ - ida / volta. Passamos o dia andando pelo comércio local. Descemos próximo ao vulgarmente chamado Bolo de Noiva. Belíssimo Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II (Monumento Nacional a Vítor Emanuel II), Altare della Patria (Altar da Pátria) ou ainda Il Vittoriano que é um monumento em honra a Vítor Emanuel II da Itália, unificador e primeiro rei da Itália unificada, em Roma. O monumento está entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino. Em mármore branco de Botticino, com bela escadaria, colunas, fontes, uma enorme estátua equestre de Vítor Emanuel e duas estátuas da deusa Vitória.
·   Próximas ao Monumento ficam a Via Del Corso (lojas mais baratas), a Via Condotti (na Roma antiga, a Via dei Condotti era uma das ruas que cruzaram a antiga Via Flaminia e permitia que as pessoas que cruzavam o Tibre chegassem à colina Pincio. Ela começa na Praça de Espanha e esse nome se deve aos dutos que transportavam água para as Termas. A Via Condotti é um dos centros da moda em Roma desde que o atelier de Bulgari foi aberto em 1905. Agora, além de Valentino, outros estilistas, como Zara, Armani, Hermès, Cartier, Louis Vuitton, Fendi, Gucci, Prada, Chanel, Dolce & Gabbana e Salvatore Ferragamo têm lojas na Via Condotti) e a Via Veneto (A Via Veneto é uma das ruas mais conhecidas de Roma. Ficou mundialmente célebre a partir do filme de Fellini «La dolce Vitta» onde se retratava a vida da classe alta de Roma). Fomos a Fontana de Trevi e tiramos mais fotos.
·  À noite fomos a supermercado Panorama próximo ao Hotel compramos um excelente Vinho tinto – QUIMA - Torgiano Rosso Quima Vignabaldo Italy Red - por 5,00€, queijos, presuntos, pães, para 6 pessoas - gastamos 31,00€, com 2 garrafas de vinho e as demais guloseimas, que degustamos à beira da piscina do hotel, com os amigos Fernando e Luciana de Sumaré e Adriano e Valéria de Araçatuba. Não peça empanados, nem fritadas, são encharcados de óleo L.
·  12/09/2011 - 2a feira - saída do Hotel Holiday Inn as 7h15, em ônibus confortável para Florença, na Toscana. Roma - Florencia.

FLORENÇA

Distância total realizada: 340 km. Chegamos por volta das 11h30. Iniciamos com visita panorâmica para conhecer a cidade e uma réplica do Davi de Michelangelo; El Duomo, as praças, a Ponte Vechio sobre o rio Arno.
Em Veneza traslado em barco até a Plaza de San Marcos. Com o guia local caminhamos pela Plaza de San Marcos, Basílica. Conhecemos também uma popular fábrica de cristal de Murano, onde vimos a técnica "soplado".
·  Na cidade, a Ponte Vecchio e suas joalherias, a Plaza de la Signoria com várias esculturas famosas  de Michelangelo. Os museus estavam fechados, pois era 2a feira. A Catedral é belíssima, principalmente a porta do batistério. À noite fomos para o Hotel Palazzo Ricasoli. Não gostamos do Hotel, nos pareceu mal cuidado, mas era bem localizado. À noite fomos jantar próximo a Piazza del Duomo, no Restaurante Buca San Giovanni, e voltamos a pé. O Restaurante é maravilhoso, a comida deliciosa e o ambiente interno, no subsolo, muito agradável e deslumbrnate (uma caverna?). Na volta, nos perdemos na cidade e pedimos ajuda em um restaurante, quando fomos atendidos por uma brasileira que teve que recorrer ao Google Maps para nos ajudar.

PISA

·  13/09/2011 - 3a feira - saída do Hotel Palazzo Ricasoli em Florença as 7h30, rumo a Pisa, CinqueTerre e Gênova. Pisa fica às 1h de Florença. Resumo da etapa: Florencia - Pisa - Cinqueterri - Génova. Distância total realizada: 280 km.

·  FLORENÇA – FIRENZE – HOTEL PALAZZO RICASOLI -  Direccion : VIA DELLE MENTELLATE 2
· CINQUE TERRE (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinque_Terre) - Depois tomamos um trem em La Spezia para CinqueTerre, paramos em Vernazza na 4a parada do trem. Cinque Terre foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO, cinco populações quase isolados de estradas que vivem da pesca e do turismo. Lugar belíssimo, fomos ao Castello Doria (1,50€) uma belíssima vista, imperdível. Almoçamos pizza sentados na calçada, pizza deliciosa, por 6,50€, 6 pedaços. Fomos de Cinque Terre para Gênova de trem e ônibus. Chegamos à Gênova às 17h e dormimos no NH PLAZA HOTEL.
·   Paisagens: Dia de mar. A costa Ligur apresenta algumas das paisagens e rincões marítimos mais bonitos da Europa. Viajamos seguindo a costa Mediterrânea. As montanhas onde se produz o mármore de Carrara parecem de neve.
·  La Spezzia – Nesta cidade pegamos um trem através que segue por largos túneis junto ao mar, adentrando na região de Cinqueterre, de impossível acesso por automóveis, por sua difícil geografia de montanhas que caem sobre o mar. A área se manteve isolada e conservou suas tradições
·  Saída de trem de La Spezzia para Vernazza – cidade mais atrativa da região de Cinqueterre – ruas que caem sobreo mar, barcas de pescadores, ambiente tradicional Italiano.
·  Saída do trem de Vernazza até onde nos esperava o ônibus para continuar nossa rota até Gênova – cidade onde nasceu Cristóvão Colombo.

GÊNOVA

GÊNOVA - HOTEL NH PLAZA - Direccion: VIA MARTIN PIAGGIO, 11
·  14/09/2011 - 4a feira - fomos de Gênova para Porto Fino de barco. Chegamos às 9h e ficamos ate às 11h, quando fomos para Santa Margarita, 15 minutos de barco, onde almoçamos. Comemos nhoque com camarão, por 14,00€, e talharim, por 9,00€, cerveja 500ml, por 7,00€. Os dois locais são belíssimos, pequenas praias com pedras, água transparente e fria. Porto Fino é um espetáculo a parte. Fica na Riviera Italiana.

MILÃO

·  Partimos para Milão, segunda cidade da Itália, de ônibus. Chegando, ficamos no centro. Visitamos a Catedral, que é belíssima. A Catedral de Milão (Duomo di Milano) fica na praça central da cidade, na Lombardia - norte da Itália. É a sede da Arquidiocese de Milão - edificação em estilo gótico. Depois fomos ao Museu do Teatro Scala (http://www.teatroallascala.org/en/index.html), que fica ao fundo da Galeria Vittorio Emanuele II. A Galeria também é linda com diversas lojas de grife e caros restaurantes. A instalação de um MC Donald`s no local foi polêmica.
·   MILÃO – HOTEL NOVOTEL MILANO NORD - Direccion: VIALE SUZZANI, 13
· Resumo: Génova – Portofino- Santa Margarita- Milán. Distancia total realizada: 180 km.
·  Entre Genova e Portofino fomos de barco por quase uma hora. Depois embarcamos novamente por uns 20 minutos até Santa Margarita Ligur, no centro da Riviera.

·   15/09/2011 - 5a feira - saída do Novotel de Milão às 7h35, rumo à região dos lagos, que foram formados pelas geleiras. Primeiro fomos ao Lago de Orta, em Orta de San Giulio, onde há uma cidade medieval que se conserva intacta. Utilizamos um trenzinho para chegar ao centro do povoado medieval e o barco para a Ilha de San Giulio, pequena ilha do lago com monastério. Depois retornamos e fomos de ônibus até o Lago Maggiore. Paramos em Stressa, e fomos de barco conhecer as Ilhas Borromeas, da qual se destaca a Isola Bella com seus jardins e palácio o qual fica fechado no inverno. Fomos a Ilha Bella e Pescare. As ilhas ficam a 40 km da fronteira com a Suíça.  Almoçamos na Ilha Pescare, truta grelhada, legumes ao vapor e vinho branco, por 39,00€, o casal.
·   LAGO D`ORTA - A 75 km de Milão - região dos Lagos que é uma parte da Itália. Lago d`Orta, com 150m de profundidade e 12km de extensão. No centro do Lago fica a Ilha de São Júlio - cidade medieval - 5 minutos de barco
·  LAGO MAGGIORI - 450m de profundidade, 50 km de uma margem a outra, 2 km de largura. Lago pertence à Itália e a Suíça (ao norte), 20% do lago e da Suíça.
·         8,00€ por pessoa visitamos duas ilhas.

BÉRGAMO

·   Partimos para Bérgamo, província italiana da região de Lombardia, após o almoço. Não é uma cidade muito conhecida, e pequena, mas tem prédios antigos bonitos e os italianos dizem que tem uma das praças mais bonitas da Itália. Cidade da Itália que mais cresceu no século XX pela proximidade de Milão. Chegamos às 16h30, fica a 35 km de Milão. Na praça velha está a catedral, e a segunda igreja Santa Maria Maggiore, e prédios antigos. Quando a Itália era um grupo, Bérgamo fazia parte de Veneza.
·   HOTEL - UNA BERGAMO - Direccion : VIA BORGO PALAZZO, 154
·   Bérgamo tem dois centros: Città Alta (Cidade Alta) e Città Bassa (Cidade Baixa). Para ir à Cidade Alta pode ser utilizado o Funicular (tipo de bondinho que sobe com no máximo 50 passageiros à Cidade Alta). Cruzando o pórtico do Palazzo della Ragione se chega a Piazza Duomo, onde estão os monumentos da cidade: a Catedral, Santa Maria Maggiore, a Capela Colleoni e o Batistério de octagonal. São três belas igrejas, uma ao lado da outra. A Catedral é belíssima, de tirar o fôlego. As ruas são muuuito estreitas, passa um carro de cada vez, quando os carros passam, os pedestres tem que esperar, pois não cabe junto com o veículo, de tão estreitas que são as vielas. Passeio imperdível.
·  Pedimos um táxi no UNA Hotel, o taxista chegou com o taxímetro marcando 10,30€, e nos informou que cobrava desde a chamada, pretendíamos ir novamente a Cidade Alta, no Funicolari (http://www.atb.bergamo.it/ITA/Default.aspx?SEZ=2&PAG=22&NOT=45), entretanto, como havia restaurantes mais próximos, descemos e jantamos em um restaurante agradável, onde pagamos 39,00€, por massa com vinho, no Ristorante, Pizzeria Arlecchino, Plazza S. Anna 1H - fone: 035/21.0303. Voltamos a pé para o UNA HOTEL BERGAMO, uns 30 minutos de caminhada, até a Via Borgo Palazzo, 154 - www.unahotels.it - fone: 39.035308111. Bérgamo e uma cidade bela, com muitas flores, praças, jardins muito bonitos e bem cuidados.
·  Resumo da etapa: Milán - Orta – Stressa - Bergamo. Distancia total realizada: 250 km.
·  Conhecemos a belíssima região dos lagos, paisagens das montanhas nevadas e grandes lagos alpinos
·  Fomos primeiro ao lago Orta de San Giulio - Bellísima cidade medieval intacta junto ao lago. No centro do lago veremos em seguida a ILHA DE SAN GIULIO com seu monastério. Em um pequeno trem turístico chegamos até o centro onde pegamos as lanchas para navegar pelo lago até a ilha.
·         16/09/2011 - 6a feira - Saída para Verona e Veneza, as 7h30. Veneza e a capital do Vêneto.

VERONA E VENEZA

·  Verona é a cidade de Romeu e Julieta, segunda cidade da região do Vêneto (http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u347895.shtml). Em Verona há o balcão de Julieta e a Arena de Verona, um monumento como o Coliseu, mais conservado e utilizado para espetáculos. Em Verona ocorre o festival de musica clássica. Julieta (Shakespeare) tem muita publicidade em Verona. Recomendação para visitar a Arena, a Praça Herbe e o ponto de encontro foi na frente da Igreja de SAN FERMO. Cidade com bom comércio, a loja de cosméticos Kiko tem em várias partes da Itália. Esmalte por 2,50€; duo base por 11,50€. Saímos de Verona às 11h em direção a Veneza.
·   13h30 chegamos a Veneza e tomamos um barco para travessia, pois não entram carros na cidade. A cidade está repleta de grandes outdoors com propagandas, tais como Citroen, Moet & Chandon e outras. O guia recomendou que não comprássemos de camelôs ambulantes, apenas nas barraquinhas ou lojas que são autorizadas. Os ambulantes vendendo bolsas, principalmente, quando a polícia aparece, fogem e o cliente, caso seja pego comprando, pode pagar multas de até 500,00€. A alimentação em Veneza é cara, principalmente nas praças onde ha música ao vivo, na verdade se paga pelo show. Almoçamos em restaurante que tinha cardápio em português, coisa rara, pagamos 33,00€, para pizza e massa, com Coca-Cola para o casal. Os preços da cerveja variavam de 5 a 12,00€, e o cafezinho de 2 a 12,00€. As 17h fizemos o passeio de gôndola que custou 35,00€ por pessoa, com direito a espumante para 6 pessoas e uma das gôndolas com música ao vivo, que foi conosco por todo o passeio. Foi um passeio muito agradável, inesquecível. Havia gondoleiros oferecendo o passeio por 20,00€, mas sem as mordomias de que desfrutamos e para um passeio mais rápido. Após o passeio, comemos pizza por 3,00€ o prato, pegamos o barco de volta às 20h e fomos para o hotel.
·  VENEZA - HOTEL RUSSOTT - Direccion: VIA ORLANDA, 4 SAN GIULIANO
·  Em Veneza há várias peças de Murano, que é uma ilha que fica a 1km de Veneza. Alguns do grupo que já conheciam Veneza foram até lá, já que nosso tempo era curto, ficamos em Veneza, e assistimos a uma demonstração da fabricação das peças. Segundo informaram, vale a pena a visita somente para conhecer os fabricantes de peças de vidros. Mas, em Murano as peças são muito mais caras. Comprem na Ponte Rialto que possui as mesmas peças, por um preço mais em conta. Evite comer próximo à ponte Rialto e à Praça San Marco, pois os preços são muito mais caros.
·  Resumo da etapa - Bérgamo - Verona – Venecia. Distancia total realizada: 245 km.

PÁDUA (PADOVA)

17/09/2011 - sábado - saída 7h25 para Padova (Pádua).
·   Pádua - chegamos às 8h, ponto de encontro marcado para as 9h30, nos arcos da praça. Visitamos a igreja de Santo Antônio de Pádua, padre franciscano - (http://www.basilicadelsanto.org/ita/home.asp). A visita à Basílica foi emocionante, ainda mais para nós que comemoramos este ano 25 anos de casados e 28 de namoro. Recebemos a benção de um padre no interior da Igreja. Compramos algumas lembrancinhas na loja da Igreja. Depois, de volta ao ônibus, compramos algumas coisas na feirinha da praça. Caso ainda não tenha comprado, lá tem roupas e bijuterias bonitas, é só escolher. Comprei uma blusa e um vestido por 8,50 euros e um colar de sementes por 6,00€ e um leque de renda por 6,00€. Foi o lugar mais barato até o momento, mesmo considerando que são artesanais. Saímos de Pádua às 9h45, rumo à República de San Marino.

SAN MARINO

San Marino - Mar Adriático - em Imola, próximo a San Marino, ocorre o grande premio de San Marino, onde morreu Airton Senna. Há uns 30 km de Pádua está a divisa entre Vênito e a Emilia-Romana, cuja capital e Bologna. Chegamos a San Marino às 12h45. San Marino não faz parte da União Europeia, pois não preenchem alguns requisitos necessários, mas a sua moeda também é o Euro, graças a acordo com a Itália. Uma curiosidade em San Marino é a quantidade de turistas e habitantes de origem Russa. Há voos direto de Moscou para Rimini, cidade próxima. Em San Marino almoçamos em um restaurante simples - Miramonte - com o cardápio completo (entrada, talharim, canelone, carne, salada, sobremesa e café), por 16,00€ por pessoa.
·  Saindo de San Marino, as 15h15, rumo à Perugia, passamos por uma estrada antiga, onde há um túnel construídos pelos romanos, vimos o Rio Furlo, de um verde impressionante, e a casa onde morou Benito Mussolini, tudo no caminho para Gubbio (como toque especial fomos presenteados pelo nosso guia com um DVD do Andrea Bocelli - http://www.andreabocelli.com/site.html#/en/). O caminho se chama Passo Del Furlo. Tudo na região da Umbria.

GUBBIO

Chegamos a Gubbio às 17h35. Gubbio apresenta uma parte extremamente preservada de uma cidade medieval. Cidade belíssima com uma Igreja de São Francisco de Assis e uma riqueza em artesanatos de cerâmica. Edificações rústicas em pedra.

PERUGIA

·  Chegamos à Perugia às 20h. Deixamos as malas no Hotel Gio Wine e fomos a Plazza de Itália. Pedimos dois táxis, pois éramos 4 casais. Pagamos 11,00€ na ida e 12 na volta por táxi. Tomamos cerveja, e a maioria comeu pizza, eu comi somente um antepasto e meu marido comeu massa, pagamos 50,00€ por casal. A praça estava cheia, noite animada e alegre.

·  Resumo da etapa: Venecia - Padova- San Marino – Gubbio - Perugia. Distância total realizada: 470 km.
·   Padova – Chegada à Cidade de San Antonio, bela basílica medieval aonde chegam peregrinos. De Pádua viajamos pela costa adriática e a San Marino, um pequeno país independente rodeado pela Itália. Depois fomos a Gubbio – pequena cidade maravilhosamente conservada e depois a Perugia, onde dormimos.
· PERUGIA - HOTEL GIO - Direção: VIALE RUGGERO D`ANDREOTTO, 19
·       18/09/2011 - domingo - saída para Assis às 8h
· Resumo da etapa: Perugia - Asís - Napoles. Distância total realizada: 435 km.
· Agradáveis paisagens na região da Umbria. Perugia com seus castelos construídos em função das guerras. Cidade muito bem preservada. Na região da Umbría Perugia é uma surpreendente cidade histórica medieval. É a cidade do chocolate. Depois fomos para Nápoles. Às 13h saímos da Plaza Italia para Napoles.
·    NAPOLES – HOTEL NH AMBASSADOR - Direccion : VIA MEDINA 70
·         19/09/2011 - 2a feira

·  Resumo da etapa: Nápoles - Capri- Sorrento- Salerno - Distância total realizada: 65 km, mais a travessia no barco. Paisagens: Bonitas paisagens na baia de Nápoles e Sorrento. Nápoles é suja. Ferry uns 50 minutos até Capri. Uma bela ilha. Depois embarcamos novamente em um ferry até Sorrento – cidade pequena e muito pitoresca, animada com o porto.

POMPEYA - POMPÉIA

·  Pompeya – Chegada à cidade romana que há dois mil anos acabou coberta pelas larvas do vulcão Vesubio. Visita ao seu interior com guia local para conhecer a sua história. O vulcão Vesúvio devastou Pompéia e Herculano em 79DC. A partir de 1500, na escavação de um aqueduto descobriram as ruínas. Atualmente, o vulcão é constantemente monitorado. Os escritos de Plínio ajudaram a contar o que aconteceu. As erupções plinianas ocorrem a cada 2.000 anos, mas o vulcão tem atividade a cada 70 anos, a última foi em 1940.
·         SALERNO – HOTEL - EST ARECHI - Direccion : VIA GENERALE CLARCK 49
·         20/09/2011 - 3a feira
·         Resumo da etapa: Salerno - Pompeya - Cassino - Castelgandolfo - Roma. Distância total realizada: 340 km. Agradáveis paisagens.
·         Castelgandolfo .- Pequena cidade medieval dominando o lago de Albano; território pertencente ao Estado do Vaticano; residência verde veraneio do  Papa. Daí seguimos para Roma, onde chegamos às 20h.
·         ROMA - JOLY MIDAS -  Direccion : VIA AURELIA 800
·    21/09/2011 - 4a feira – Roma

·         Retorno ao Brasil, às 6h.