PARIS_BARCELONA_LISBOA - JANEIRO/2011

Uma das participantes do nosso tour foi para Londres 01/01/11, também visitou Amsterdã e Bruxelas, e se reuniu a nós em Paris, para prosseguir viagem para Barcelona e Lisboa. 

Para entrar na Europa você não precisa de visto, somente passaporte, comprovação de passagem de ida/volta, hospedagem e 60 euros por dia para o período que vai ficar na Europa. Fomos no horário de verão brasileiro, a diferença de fuso horário em Paris - mais 3 horas e Barcelona e Lisboa de mais 2 h., em relação a Brasília. Sem horário de verão - diferença é 4 h. a mais em Paris e 3 h. a mais em Barcelona e Lisboa. Eu, minha irmã e meu sobrinho saímos do Brasil em 28/01/11, às 19h, no Vôo TAP – Brasília - Lisboa.
Chegamos a Lisboa, por volta das 7h, de 29/01, passamos pela imigração, e voamos para Paris - aeroporto de Orly, às 8h10. Chegamos a Paris, por volta das 12h.
Durante nossa estada na Europa, pagamos entre 14 e 20 euros pelos vinhos e gastamos em médias nas refeições / almoço, para quatro pessoas, com vinho e sobremesa - 120 euros. Em todos os países andamos muito a pé, de metrô, de trem, de ônibus e de táxi, com as seguintes impressões: Em Paris, o ponto de taxi no aeroporto é bem desorganizado, sem sinalização. Pegamos uma van, cujo condutor nos “catou” ainda dentro do aeroporto e pagamos 80 euros de van até o hotel. Na volta, pagamos 17 euros p/ pessoa - serviço agendado no hotel. As estações do metrô em Paris são sujas, sempre lotadas, com policiais e cães farejadores pra todo lado, têm um cheiro bem desagradável. Os trens são mais antigos, e andam mais vazios. Mas o transporte funciona muito bem. A cidade é belíssima, mas estava bem suja. Em Barcelona, os serviços de taxi no aeroporto são bem sinalizados e organizados, pagamos 40 euros até o hotel, incluindo as taxas pela bagagem – 7 malas. Andamos de metrô, cujas estações são belíssimas, modernas e limpas; de ônibus, os quais são muito confortáveis. A impressão foi de um transporte público de excelente qualidade e de uma cidade muito bem administrada, bem sinalizada e muito limpa. Em Lisboa, havia muitos taxis na frente do aeroporto, um pouco tumultuado. A corrida de taxi do aeroporto até o hotel em 15 euros na chegada e 10 euros na volta. Ficamos só um dia na cidade, não andamos de metrô, usamos táxi e ônibus para o tour por Lisboa - 15 euros, por pessoa, para 24h, bem legal.


PARIS - Chegamos às 11h50, de 29/01/2011 e ficamos até 01/02/2011. Estava muito frio - menos 3º a - 7º., dias nublados. 29/01/2011 - Hotel Fertel Maillot 269- Boulevard Pereire - diárias  Bancorbrás sem café da  manhã, pagamos 14 euros por pessoa, pelo café. Visita e fotos no Arco do Triunfo; Centro Cultural Pompidou - cinemas, exposições e vista panorâmica.
30/01/2011 - Palácio de Versailles - 15 euros - fomos de trem, passamos parte do dia no Palácio, almoçamos em um restaurante muito aconchegante nas redondezas (Le Resto du Roy - 1 Avenue St Cloud, 78000 Versailles) - tomamos vinho tinto - Pinot Noir - Alsace Wine.  31/01/2011 - compramos um pacote no Hotel que ficou caro pelo que oferecia e pelo que foi realizado. Incluía o Museu do Louvre com guia, passeio pelo rio Seine e visita à Torre Eiffel com almoço na Torre, e visita à Catedral de Notre-Dame. A Torre estava fechada por problemas técnicos, os passeios de barco não são realizados em Janeiro, apesar da empresa de turismo divulgar no folder e termos pago por ele. Enfim, valeu pelo Louvre e almoçamos em um self service, por conta da operadora, à beira do Seine. Valor por pessoa - 110 euros. O nome da empresa “Paris Vision” – www.parisvision.com




01/02/2011 - Voltamos à Torre Eiffel e conseguimos subir. Ingresso 8,10 euros por pessoa. Almoçamos no Restaurante em frente ao Hotel - Leon de Bruxeles - tem vários na cidade, é famoso pela "panela fumegante", apelido dado pelo meu sobrinho para o prato servido em panelas de ferro, com frutos do mar - ostras - "cocotte de moules". Infelizmente, como estávamos com pressa, comemos algo mais rápido e leve. As "moules" ficaram pra uma próxima. http://www.leon-de-bruxelles.fr/


BARCELONA - 01/02/2011 - Fomos de Easy Jet, às 18h35, saindo do Charles de Gaulle - Pagamos 160 euros de excesso de bagagem. Chegamos às 20h30 de 01/02/2011 - temperatura de 5 a 17 graus - dias ensolarados. Hotel Senator Barcelona - Cardenal Reig, 11, Barcelona, Spain - muito confortável - os espanhóis são extremamente educados. Jantamos no hotel e bebemos um bom vinho. 02/02/2011 - Tomamos café no Hotel – 12 euros por pessoa. - Catedral La Sagrada Família – Antoni Gaudi – Igreja monumental em construção há mais de 100 anos. Iniciada em 19/03/1882, a partir do projeto de Francisco de Paula Del Villar e ao final de 1883 encarregou Gaudi de continuar a obra, o qual ficou até a sua morte em 1926.

Las Ramblas – várias ruas de lojas. Shopping Mare Magnum, com um belo monumento à beira do mar, ou seria no mar? Almoçamos Paella Valenciana. http://www.maremagnum.es/ 03/02/2011 - Tomamos café em uma confeitaria e gastamos menos de 10 euros para 4 pessoas. Parc Güell - cenário deslumbrante e Museu casa de Gaudi - Carrer d'Olot, 13, 08024 Barcelona, Spain. Edifício La Pedrera, Gaudi - Passeig de Gracia, 92 - Barcelona. Pegamos metrô e taxi e fomos até a Fundação Joan Miró - Parc de Montjuïc s/n 08038 Barcelona. Chegamos de volta ao hotel por volta das 13h40, pegamos as bagagens, pois já havíamos encerrado a conta. Almoçamos / lanchamos no aeroporto. Vôo Easy Jet para Lisboa - 17h50 - Compramos mais 9 kg de bagagem pela Internet e compramos mais uma mala pequena pra levar dentro do avião, pois a Easy Jet permite apenas uma bagagem de mão dentro do avião.
LISBOA - 03/02/2011 - Hotel Florida – Rua Duque de Palmela - ao lado da Praça Marques de Pombal - 20 minutos do aeroporto, taxi – 15 euros. http://www.sterlinghotels.com/sterling/designhotels/index.aspx?id=64297  Chegamos à noite, jantamos em um restaurante tipicamente Português próximo ao hotel – Delfino - comemos uma excelente Paella de frutos do mar e tomamos vinho.
04/02/2011 - Pegamos um ônibus panorâmico de city tour, passando pelos monumentos da cidade. City Sightseeing tour – 15 euros por pessoa, por 24 horas – são duas linhas – vermelha e azul – passam a cada 30 minutos / 1 hora. Saem da praça Marquês de Pombal e o trajeto todo é de aproximadamente 90 min. Áudio em inglês/espanhol/port./francês/italiano/alemão. http://www.city-sightseeing.com/index.phtml?command=search&clear-search=true&destinations=lisbon
Paramos no Oceanário de Lisboa - visita imperdível. http://www.oceanario.pt/ - Doca dos Olivais, no Parque das Nações – 12 euros por pessoa. Pegamos o ônibus do city tour e fomos ao shopping - El Corte Inglês – http://www.elcorteingles.es/ - situado entre as Avenidas António Augusto de Aguiar, Marquês da Fronteira e Sidónio Pais. Horários de funcionamento: Segunda a 5ª feira, das 10h às 22h; 6ªs feiras e Sábados, das 10h às 23h30; Domingo, das 10h às 20h. Fizemos compras, almoçamos e bebemos vinho verde – Muros Antigos. Pegamos novamente o ônibus do city tour e fomos ao Shopping Amoreiras,  http://www.amoreiras.com/ onde fizemos compras e lanchamos. Av. Eng. Duarte Pacheco. Retornamos ao hotel de taxi – 5 euros.
05/02/2011 - Retorno ao Brasil - Vôo TAP - Lisboa às 9h50 - pagamos 10 euros de taxi, tivemos que pegar dois, as malas não cabiam no carro. Tempo previsto de vôo 9h30. Previsão de chegada em Brasília às 17h30. Chegamos a Brasília às 17h40, o atendimento na imigração foi terrível, assim como a fila das bagagens e da alfândega. Ou seja, ou o aeroporto de Brasília melhora, ou será muito difícil prestar um serviço de qualidade durante a Copa de 2014.