Curvelo, Ouro Preto, Congonhas, Juiz de Fora, Três Marias / MG - outubro/2023

O roteiro foi realizado de carro, saindo de Brasília, com a primeira parada em Curvelo/MG, cidade natal do meu marido, a qual ele nunca havia voltado desde a infância.

Viajar de carro proporciona uma liberdade única para explorar cada parada no seu próprio ritmo. Neste roteiro, partimos de Brasília em direção a destinos históricos e naturais fascinantes em Minas Gerais.

Curvelo

• Saída de Brasília: A viagem até Curvelo é de 599km, em grande parte, pela BR040.
  • Parada em Curvelo: Visitamos a Igreja Matriz de Sant'Ana, o centro histórico e almoçamos em um restaurante local.
  • Hospedagem em CurveloGood Stone Hotel

Ouro Preto

• Caminho para Ouro Preto: São 253km, desde Curvelo, aproximadamente 3 horas de viagem.
  • Chegada em Ouro Preto: Caminhamos bastante pelas ruas de paralelepípedos, visitamos vários museus e igrejas, tais como o Museu da Inconfidência, a Igreja de São Francisco de Assis, a feira de artesanato e subimos e descemos muitas ladeiras.
  • gastronomia mineira é um dos pontos fortes desta cidade apaixonante.

Congonhas

• Viagem para Congonhas: fizemos um bate volta de Ouro Preto, 55km de distância.
  • Congonhas: Visitamos o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e os profetas de Aleijadinho.
  • Almoço em Congonhas: almoçamos por lá e voltamos à tarde.

Juiz de Fora - 31/10/2023

• Viagem para Juiz de Fora: São 229 km, saindo de Ouro Preto, aproximadamente 3 horas e meia de carro.
  • Chegada em Juiz de Fora: visitamos parentes e a escola em que meu marido estudou Colégio Jesuítas
  • Hospedagem em Juiz de ForaVictory Business Hotel

Três Marias

• Caminho para Três Marias: São 524 km, aproximadamente 6 horas e meia de viagem, saindo de Juiz de Fora.A BR040 ficou interrompida por umas 3 horas em função de um acidente,o que atrasou bastante a viagem. Assim, chegamos ao hotel à tardinha.
  • Hospedagem em Três MariasVila Mantilla Pousada - muito agradável e na beira do rio.

• Retorno a Brasília: 470 km, aproximadamente 6 horas de viagem.

Dicas Importantes:

• Documentação e Seguro: Certifique-se de ter todos os documentos do carro e seu seguro em dia.
  • Reservas: Faça reservas antecipadas para hospedagem, especialmente em Ouro Preto e Juiz de Fora, que são destinos turísticos populares.
  • Flexibilidade: Esteja aberto a ajustes no roteiro conforme descobertas no caminho.
  • Pedágios: a BR040, em que pese não estar toda duplicada e ser bem deficiente em vários trechos, tem inúmeros pedágios no trajeto, então, já leve trocados para o pagamento ou providencie o sem parar http://via040.invepar.com.br/pages/tag

Este roteiro proporciona uma mistura perfeita de história, cultura e natureza, com a flexibilidade e liberdade que só uma viagem de carro pode oferecer.