Chapada dos Veadeiros - Goiás

01 a 03/12/2017

Colaboração de Natália Costa...
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, área de proteção do Cerrado e declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO em 2001,  conta com diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d’água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza. Além da preservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
O Parque está localizado entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Colina do Sul e Cavalcante.
Escolhemos a cidade de Alto Paraíso de Goiás localizada a aproximadamente 230 Km de Brasília e 460km de Goiânia para nossa estadia. Ficamos na Pousada Recanto da Grande Paz (https://www.recantodagrandepaz.com.br/) localizada a 800m da rua principal da cidade, tranquila, equipe super prestativa, chalés aconchegantes, jardins lindos, dvd’s à disposição dos hóspedes e comida gostosa. O hotel foi reservado pelo do booking.com e pagamos R$ 512,00 por duas diárias no quarto duplo com ventilador.

Na época de chuva são necessários alguns cuidados para os passeios às cachoeiras, por isso, recomendamos verificar com a equipe do hotel e na recepção da cachoeira o nível dos rios e/ou cachoeiras. Caso verifique que o nível da água da cachoeira/rio aumentou saia imediatamente, pois nessa época podem ocorrer trombas d´água.
01/12/2017 – Sexta Feira
Saímos de Brasília rumo à cidade de Alto Paraíso de Goiás, seguimos a rota sugerida pelo Google Maps e a estrada estava ótima, sem buracos. O trajeto foi de 2h30.
Fomos direto para pousada e conseguimos fazer o check in antes das 14h e já pegamos algumas sugestões de locais para conhecer com a equipe do hotel. A sugestão para almoço foi o Alquimia e para a cachoeira, a Fazenda de São Bento.
O restaurante Alquimia está localizado na rua principal. Comemos um prato feito bem gostoso com arroz, feijão, carne, batata frita, salada e ovo a R$24,00.
De lá seguimos para a Fazenda de São Bento que tem 3 cachoeiras: Almecegas I, Almecegas II e Cachoeira de São Bento. Para o passeio há dois valores, um para conhecer as 3 cachoeiras, R$30,00, e outro para conhecer apenas a Cachoeira de São Bento com custo de R$ 10,00. Escolhemos conhecer as 3, a trilha é descrita como fácil, no entanto, tendo em vista que alguns caminhos são de subida em pedra classificamos como médio. O carro chega bem perto das cachoeiras e a vista é linda.
À noite, saímos para jantar, o restaurante era descrito como comida caseira e local simples e está bem avaliado no tripadvisor, no entanto, a comida pareceu ter sido requentada e não estava gostosa. Sugiro sempre que possível pegar dicas com a equipe da pousada.

02/12/2017 – Sábado
Acordamos mais tarde e tomamos o delicioso café da manhã da Pousada que tem uma variedade boa de frutas, pães e bolos.
Seguimos para o Parque Nacional da Chapada localizado em São Jorge a 36km de Alto Paraíso.
Pagamos R$ 15,00 no estacionamento do Parque e para o acesso à trilha não há cobrança. O parque só permite a entrada para trilhas até às 12h e têm 4 trilhas de diferentes níveis e distâncias, são elas:  Travessia das sete quedas (23,5 KM), tempo estimado de 2 a 3 dias no parque - nível pesado; Trilha dos Saltos e Corredeiras (11 km), tempo estimado de 4h a 6h - nível pesado; Trilha dos Cânions (12 km), tempo estimado de 4h a 6h - nível moderado pesado; Trilha da Seriema (800 m), tempo estimado 1h30, nível leve.

Escolhemos a trilha dos Saltos e Corredeiras com total de 11 km ida e volta e conseguimos fazer o trajeto em 4h com várias paradas para tirar foto e descanso no caminho. A trilha é linda com trechos leves, moderados e pesados. A equipe do Parque não recomendou a trilha dos Canions devido às chuvas.
Lembre-se de levar bastante água e comida no trajeto.
Na volta do Parque lanchamos na pousada e fizemos uma deliciosa massagem relaxante após a caminhada.
À noite, jantamos hambúrguer no Brocas Lanches, indicação da equipe do hotel. Sanduíche e batata deliciosos, a R$ 12,00 e R$ 15,00, respectivamente.
Dia 3 – 03/12/17
Novamente acordamos mais tarde e tomamos café.
Decidimos fazer o passeio de tirolesa – Vôo da Águia, a R$ 100,00 por pessoa. A equipe do local é muito atenciosa e explicou todo o processo. O local é certificado e tem equipamentos adequados para a finalidade e a vista é linda.
Após a tirolesa retornamos ao hotel para o check out e retorno a Brasília. Já querendo programar uma nova viagem na época na seca para aproveitar melhor as cachoeiras.