ITÁLIA – Região da Umbria - Umbertide, Montone, Perugia e Assis

A região da Umbria é belíssima, com pequenas cidades, locais aconchegantes e muita história para conhecer.
06/03 - Fomos para a estação Roma Termini, em Roma, para pegar o Trenitalia para Foligno (estação final Ancona), pois fomos visitar minha afilhada em Umbertide, a 200 km de Roma. Saímos de Roma às 11h25 e chegamos em Foligno 13h30. Ela nos pegou e fomos para Umbertide, depois fomos visitar Montone, uma linda cidade medieval, com belos restauranes, fica na região da Umbria, província de Perugia com cerca de 1.500 habitantes e depois fomos ao Wood Pub Pizzeria em Umbertide. As pizzas estavam deliciosas e as sobremesas uma perdição - maravilhosas!





07/03 - Pela manhã visitamos Perugia, capital da região da Umbria, cidade universitária e um museu a céu aberto. Acho que precisaria de uns 3 a 4 dias para conhecer a cidade.  Passeamos pela praça, entramos na Catedral de Perugia dedicada a S. Lorenzo e a partir de Porta Marzia, visitamos um bairro medieval subterrâneo, mantido sob a Rocca Paolina.
Almoçamos e à tarde fomos ao hospital em Cidade del Castelo. O sistema de saúde pública na Itália é muito bom, conforme informado pelos moradores da região, contam com atendimento de ponta para atendimento neonatal, por exemplo.



Depois fomos à vinícola Blasi Cantini em Umbertide, que existe desde 1742 e passou por reestruturação e modernização. A Cantina fica em uma bela região e a edificação é histórica, com vinhos deliciosos. À noite ficamos em casa com a família degustando as delícias regionais.

08/03 - Pela manhã, às 11h, fizemos checkout no Country Hotel Poggiomamente.
  

Minha afilhada nos buscou para irmos até Assis, cidade e sé episcopal no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Umbria, a 184 km de Roma. No Dia Internacional da Mulher, fomos carinhosamente lembradas pelo seu esposo e agraciadas com acácias (mimosa em italiano). Havia muitas na Itália nesta época do ano e a tradição de dar um ramo de mimosa às mulheres em 08 de março começou em 1946, quando 3 líderes ativistas de uma organização política pela luta dos direitos da mulheres passaram a adotar o ramo de acácia como símbolo da luta.

Em Assis nasceram Santa Clara e São Francisco de Assis, criador da Ordem dos Franciscanos. Passamos pela Igreja de Santa Clara e fomos estacionar para caminhar pelas vielas de Assis até a Basílica de São Francisco, construída no século XIII, passando na volta pelo Templo de Minerva.






Voltamos pra Umbertide, almoçamos e fomos para a estação de Terontola, a 50 km de Umbertide, para pegar o trem para Florença. O nosso trem estava marcado para 16h20, mas só conseguimos chegar à estação às 16h40, assim nos informamos e descobrimos que a passagem vale por 4 horas, então tomamos o trem das 17h20 e chegamos à Florença às 18h40.

Enfim tudo deu certo e os dias na região da Umbria foram adoráveis e inesquecíveis. A culinária local que pudemos desfrutar em família é maravilhosa.