BARÃO GERALDO - CAMPINAS; SERRA NEGRA - SP

Aproveitando a formatura do filho na UNICAMP, em fevereiro/2017, visitamos Barão Geraldo - Campinas e Serra Negra, no interior de SP.
Viajamos de LATAM, na quinta à noite, chegamos ao Aeroporto de Viracopos, às 23h. O Aeroporto está novinho em folha, ficou enorme. Procuramos a Localiza no subsolo e pegamos a Minivan Chevrolet Spin, pois fomos para Serra Negra, 7 pessoas no veículo, que ainda acomodou as bagagens (3 malas pequenas e uma bolsa de viagem) no pequeno porta-malas. O veículo nos atendeu muito bem.
Depois da colação de grau do filhote na UNICAMP, almoçamos no Restaurante Água Doce. A casa oferece um cardápio de escondidinhos deliciosos e outra variedade de pratos e uma carta de cachaças sortida
Saindo do restaurante, pegamos a estrada para Serra Negra, que fica a, aproximadamente, 100km de Barão Geraldo. Chegando ao Hotel Cordilheira, no Centro da cidade, ao lado da praça central de Serra Negra, aproveitamos a piscina, pois a tarde estava bem quente. As acomodações do Hotel são confortáveis, bom custo x benefício. O Hotel oferece acesso à Chácara Mantiqueira, que fica a uns 5km.

À noite, descemos e ficamos em um dos bares na praça, no Café Boteco. O local é muito agradável, tanto pelo bar, quanto pela praça.

A Chácara Mantiqueira, que visitamos no sábado pela manhã, oferece vista da Serra da Mantiqueira, tem duas piscinas, uma fria e outra aquecida, salão de jogos (que apresentava forro necessitando de reparos, mas oferece bilhar, ping-pong e mesa de carteado) e quadra de tênis.

Próximo a hora do almoço, fomos visitar o Museu do Vinho e Cachaça da Família Silotto, em Serra Negra, Rodovia SP 360, sentido Serra Negra / Lindóia - km 158,5. Degustamos vinhos artesanais, cachaças artesanais, cachaça azul, grappa; compramos café produzido na propriedade e vinho. Vale a visita, os proprietários são extremamente gentis, a história da família e a produção dá orgulho de apreciar.

Saindo do Museu, seguindo a dica do sócio, fomos almoçar na Estância Pocoloco, a 15km de Serra Negra, depois de Lindóia, em Águas de Lindóia. Oferecem peixes, frutos do mar, carnes e balcão de frios.
Voltamos para Serra Negra e passeamos no comércio, bem sortido, com ótimas opções de doces, pimentas, roupas de linha. Visitamos a Igreja Nossa Senhora do Rosário, muito bonita e bem conservada - Praça Lourenço Franco de Oliveira, 10 - Serra Negra.

No jantar fomos à Cantina e Ristorante Famiglia Schiavo - Rua Sete de Setembro, 289, Centro - Serra Negra, recomendo o Rondele de Quatro Queijos ao Molho Branco. Depois ficamos na pracinha assistindo o concurso de rainha do carnaval e bandas ao vivo.

No domingo pela manhã fomos ao Cristo Redentor e só eu e meu filho tivemos coragem de descer de teleférico. Bem legal, recomendo. O Cristo foi inaugurado em 1952, no alto do Pico do Fonseca, a 1.080m de altura. O acesso pode ser pelo teleférico ou por veículo pela rua Antônio Jorge José. Fui de veículo e desci no teleférico até a Praça Sesquicentenário (R$7,50 o trecho por pessoa).

Pegamos a rodovia de volta à Barão Geraldo, para almoçar com amigos e voltar a Brasília. Almoçamos no Salsa con Aji, Rua Manoel Antunes Novo, 350 - Barão Geraldo, restaurante especializado em comida peruana e com opções de músicas latinas, e aulas de dança alguns dias à noite.
Depois, tomamos sorvete na Sorvete em Camadas, Rua Antônio Pierozzi - Barão Geraldo.
Barão Geraldo fica a uns 30 km do Aeroporto de Viracopos. Assim, é sempre bom verificar a situação do trânsito, para não correr o risco de atrasos.